Bem Vindo, Visitante!!
  Meus pedidos
Home Quem Somos Fotos Colunas Parceiros Contatos
Home
Home
Home
 

Preparação para 2014, o que isto pode mudar na vida das cidades sedes, por Dudu Domingues

Preparação para 2014, o que isto pode mudar na vida das cidades sedes.


No dia 29.12.10 foi instituída através da lei no 3.580 a Unidade Gestora do Projeto Copa – UGP-COPA que tem como finalidade gerenciar, implementar e acompanhar a execução dos programas, projetos e ações necessárias ao atendimento dos requisitos da FIFA e COL – Comitê Organizador da Copa, para a realização da Copa do Mundo FIFA 2014.

Estão sendo implantados comitês, câmaras temáticas e grupos de trabalho em cada uma das cidades sede (Host City). 

A preparação é dividida em oito temas centrais que formam o eixo estrutural de preparação de uma copa:  a copa desportiva, copa ética, copa turística, copa saudável, copa inovadora, copa segura, copa social e a copa competitiva. 

São estes temas  centrais que vamos debater a partir de agora nesta coluna, tirando o máximo de proveito para deixarmos um legado de desenvolvimento sustentável.

 

Copa Desportiva, você sabe o que é?

E a célula que cuida da TI/Telecom, dos COT´s e CT´s, dos LOC, do entorno da arena, dos eventos da FIFA e das ARENAS dos Jogos.

A tecnologia da informação é a mola mestra que da vida aos centros de telecomunicações que transmitirão para o mundo as informações em tempo real, fazendo da copa do mundo de futebol o maior evento esportivo do mundo.

Já estão sendo observados em várias regiões do país, (aqueles que se inscreveram previamente) os COT´s, Campo Oficial de Treinamento (COT) e CT´s Centro de Treinamento de Seleções (CTS). Cabe agora ás cidades sedes se preparar para organizar o entorno da arena, bem como toda a cidade, para que haja mobilidade cidadã, fluindo com normalidade os eventos e os jogos nas arenas. Estamos de olho. Falam muito, gastam muito e vemos poucos resultados concretos nas cidades até agora. 


COPA ÉTICA? Você já ouviu falar?

É a área de gerenciamento de projetos, que cuida da execução dos projetos, das obrigações governamentais, da comunicação e do marketing.


E a COPA TURÍSTICA? 

O Brasil tem muito o que melhorar na infraestrutura preparatória para receber o turista, mas esta no caminho certo. Cuidar da infraestrutura do turismo, dos FAN PARKS, os Fan Parks são os espaços físicos que abrigam a estrutura para realização das Fan Fests, que são espaços oficiais de exibição pública dos jogos do Mundial, que reúnem milhares de torcedores, mesmo que a partida esteja sendo realizada em outra cidade ou local.  E dos suprimentos, que são fundamentais para o turismo acontecer.


COPA SAUDÁVEL?

Esta célula é fundamental em todas as cidades para que a copa possa deixar um legado de saúde pública e de vigilância sanitária eficiente. Não podemos aceitar com passividade o fato das nossas cidades sedes capitais de estado, ainda não terem atingido 100% de esgoto tratado. 

 

Vamos falar agora da COPA INOVADORA?

E a que gera e fecha negócios, além de fomentar ações de inovação em ciência e tecnologia. 

 

COPA SEGURA, eis a questão?

Segurança das cidades sede, deve ter muita gente preocupada com esta questão. Nossa segurança também precisa deixar um grande legado, não dá mais para aguentar tanta violência, e ela  insiste em continuar. É neste tema também que fica a prevenção e o gerenciamento de desastres.


COPA SOCIAL? Vamos aprender bastante com este tema.

É na copa social que fica o voluntariado, é aqui que o anfitrião mostra sua educação e sua cultura. Apesar das nossas deficiências, acredito que o povo brasileiro vá se sair bem, nossa alegria natural vai ajudar. Anfitrião campeão, você é nosso maior evento.


E a última, COPA COMPETITIVA.

É importantíssima neste contexto, executando a Infraestrutura  básica, de transporte e aeroportuária, cuidando também da parte visual das cidades. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, estão saindo na frente, despoluindo visualmente os centros das cidades. Tudo isso para conseguir a chamada sustentabilidade ambiental.


Até o próximo texto sobre a copa do mundo no Brasil, onde vamos falar sobre as experiências internacionais e o que podemos fazer para melhorar as ações que já estão em andamento. 

 

Por Dudu Domingues, jornalista esportivo.

eduardocerimonial@ig.com.br



Compartilhe


voltar

|
|
|
|
|
|

Copyright © 2014 CorrepraFoto. Powered by CorrepraFoto