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O cafe te desidrata? - Clinica449

 

26 Out 2016
 

 

Matéria publicada no site www.220triathlon.com

Does coffee dehydrate you?
By Andy Blow

Aperte o SAP!

O café te desidrata?
 

Café e cafeína têm sido bem documentados pela suas habilidades em melhorar o desempenho, mas eles também fazem você ficar desidratado? Andy Blow discute ...

Atletas, em particular, são conhecidos por consumir toneladas de café, pelo menos em parte devido aos benefícios de desempenho que o ingrediente chave - 1,3,7-Trimetil purina - que é a cafeína para a maioria de nós - oferta.

Embora os mecanismos exatos por trás dos efeitos de melhora do desempenho da cafeína sejam ainda um pouco misteriosos em um nível fisiológico, é definitivamente um dos poucos suplementos dietéticos que praticamente todos os cientistas desportivos de credibilidade concordam que pode melhorar o desempenho. Parece que os maiores benefícios da cafeína são mais relevantes durante séries longas de exercícios de endurance.

Mas, na realidade, são poucos os esportes onde não se utiliza cafeína para tentar melhorar os níveis de energia, foco, concentração e até mesmo força ou velocidade. É certamente algo que vale a pena considerar se você estiver procurando por uma vantagem adicional em sua corrida ou treino longo, caso já não esteja usando.

Neste post estou mais preocupado com uma possível desvantagem de beber café como atleta – levando em consideração a teoria de que ela pode causar desidratação

>>> Ela te faz fazer mais xixi?

A ideia de que o café (ou a cafeína contida nele, para ser mais preciso) pode promover a desidratação não é, de forma alguma, nova. Um pequeno, mas muito influente estudo realizado em 1928, mostrou que os participantes excretaram 50% a mais de urina quando eles beberam água cafeinada, e o café passou a ser creditado por isso quando essa ideia começou a se tornar popular. E realmente se pode dizer que a cafeína do café é amplamente considerada como sendo um diurético leve (um composto que faz com que os rins produzam mais urina do que normalmente fariam).

A maioria de nós provavelmente já sentiu esse efeito diurético em um momento ou outro e percebeu que beber café pode certamente fazer você urinar mais do que a maioria das outras bebidas. Isto foi perfeitamente evidenciado em um estudo recente, que analisou os volumes de urina produzidos nas 2 horas após a ingestão de uma variedade de bebidas, onde a perda de fluido ao ingerir café foi maior. No entanto, a principal coisa que muitas vezes não é falada é que a diurese que o consumo de café pode induzir não parece resultar em uma perda de fluido por um período mais longo, quando você levar em conta o fluido que é absorvido e retido a partir do próprio café.

Este fato tem sido amplamente pesquisado nos últimos 15 anos ou mais, com muitos estudos parecendo chegar à conclusão de que, embora a produção de urina possa ser aumentada com o consumo de café / cafeína, o resultado real no equilíbrio de fluidos do corpo não parece ser negativo no geral. Isto levou à existência de uma gradual mudança de planos, na comunidade científica pelo menos, da ideia de que beber café vai realmente comprometer o seu estado de hidratação no dia a dia. Dito isto (e como já apontado em outro blog recente) - a medida exata do estado de hidratação do corpo não é uma tarefa fácil, e isso por si só pode ser suficiente para obscurecer algumas das realidades do que acontece com diferentes níveis de ingestão de cafeína.

>>> Ela ajuda se já estou acostumado?

Vale a pena apontar que um dos importantes fatores de confusão em todas as pesquisas sobre o café e cafeína é se você está habituado (acostumado) em beber café de maneira regular ou não. Aparentemente os efeitos diuréticos nos bebedores regulares de café ocorrem de forma menos pronunciados do que sobre aqueles que o consomem com pouca frequência. E se abster do consumo de café, em menos de quatro dias, já pode reverter acentuadamente as adaptações que reduzem a diurese.

Em minha própria experiência (como um consumidor de café regular e entusiástico) tenho que dizer que enquanto a ciência definitivamente parece apontar para o fato de que não há nenhum efeito de desidratação ao beber café, para mim, parece haver um "limiar" (cerca de 2 xícaras de café forte por dia) que eu, subjetivamente pelo menos, começo a sentir como se o meu estado de hidratação fosse comprometido.

Minha própria teoria sobre isso é que ele pode ter algo a ver com o fato de que quando você está treinando e competindo muito, e, portanto, perdendo uma grande quantidade diária de suor, pode ser realmente difícil se manter com um total de fluido diário necessário, mesmo se você usar bebidas que são muito bem retidas no corpo. Se você trocar água / algumas bebidas desportivas e sucos por grandes volumes de café, o que inevitavelmente acontece quando se escolhe o que beber e quando beber; os leves efeitos diuréticos tornam-se mais significativos porque o equilíbrio geral de fluidos do corpo fica um pouco mais delicado.

>>> Todo mundo tem a mesma reação ao café?

O outro fator que eu acho que é extremamente importante - e muitas vezes esquecido - é o potencial das diferentes formas de como o corpo lida com a cafeína do café, variando de pessoa para pessoa. É bem entendido que existem diferentes genótipos que determinam a capacidade do organismo de metabolizar a cafeína. E não é, portanto, um exagero pensar que isso possa significar que os efeitos globais (incluindo os efeitos diuréticos) da cafeína, possam variar dependendo da sua constituição genética. Eu certamente conheço pessoas que parecem ser capazes de beber café e chá durante o dia todo e não mostrarem sinais de desidratação, mas há outras que simplesmente não se dão bem com ele de forma alguma.

Para mim o ponto chave no assunto é que é altamente provável que o consumo de café não cause grave desidratação. Dito isto, acredito que em situações onde a manutenção de uma boa hidratação é um desafio (por exemplo: atletas em treinamento, pessoas que viajam em voos longos, etc.), o café está longe de ser a escolha ideal para levá-lo a um estado ótimo de hidratação, especialmente se você não o bebe regularmente. Eu também acho que a experimentação pessoal e o bom senso devem ser utilizados para descobrir o nível de consumo de café que funciona bem para você como indivíduo, que evidentemente não é o mesmo para todos.

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