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Retencao de liquidos: por que acontece? - Clinica449

 

5 Nov 2016
 
 

A retenção de líquidos é o inchaço de alguma parte do corpo e ocorre pelo extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos para o tecido subcutâneo.

Alterações hormonais podem causar a retenção. É o que ocorre no período pré-menstrual. Entretanto, há outras causas que podem levar à retenção hídrica: hipertensão arterial, doenças renais, uma má alimentação,sedentarismo.

Os rins são os grandes controladores da quantidade de água no organismo.Quando a concentração do sódio aumenta, dois mecanismos são ativados: secreção do Hormônio Antidiurético (ADH) e estimulação da sede, isso leva a um aumento da retenção de água. Portanto, o consumo excessivo de alimentos industrializados pode contribuir para este quadro.

A constipação intestinal aumenta a retenção de líquidos. Portanto, a ingestão adequada de fibras por meio dos cereais integrais, frutas, verduras, legumes,leguminosas e o adequado consumo de água contribui para melhorar a retenção.

Observe o seu consumo de água e a coloração da sua urina para verificar se seu consumo de água está sendo adequado. Além disso retire da sua rotina alimentar o consumo de alimentos com excesso de sódio.

Lembre-se de que o consumo máximo de sódio é de 2000 mg , ou seja, 5 g de sal por dia em todas as refeições, isso significa uma colher de chá de sal.

Se pensarmos em valores, o pacote de 1 kg de sal deve durar 200 dias ou aproximadamente 7 meses, para preparar refeições para uma pessoa utilizando 5 g de sal por dia.

Quanto sal você consome por dia? Repense seus hábitos!

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Hoje em dia todo mundo tem muitos afazeres e compromissos e parece que 24 horas é pouco tempo para tanta coisa. E para dar conta, muitas vezes, algumas horas de sono são suprimidas para continuar trabalhando. Mas você sabia que o sono é importantíssimo para a saúde?

Tem papel fundamental na consolidação da memória e provê ao cérebro uma importante função restaurativa, realizando uma faxina.

Auxilia na ação adequada da grelina e leptina, hormônios responsáveis pela sensação de fome e saciedade;

Contribui para a construção de um sistema imunológico saudável;

Melhora muitos aspectos do desempenho físico;

Portanto, entenda que dormir bem não é uma perda de tempo e sim um investimento em mais produtividade e saúde ao longo do dia e da sua vida.

Organize-se para os compromissos não prejudicarem a sua noite de sono. Realizar atividade física contribui para a qualidade do sono, mas prefira a prática em horários distantes do horário de dormir;

Procure não ficar vendo o celular ou tablets antes de dormir. A melatonina (hormônio do sono) necessita de escuridão para ser secretada. E quanto mais escuro estiver o ambiente em que você irá dormir, melhor.

Evite consumir carboidratos de alto índice glicêmico ou comidas de difícil digestão próximas ao horário de dormir.

Outra dica é investir em chás, ricos em antioxidantes e que podem auxiliar na ação da melatonina. Consuma 1 hora antes de dormir chás* como o de camomila, erva cidreira, mulungu, erva-doce. Evite chás estimulantes e que contenham cafeína (chá verde, chá preto)

Gestantes devem consultar seu médico ou nutricionista para saber da possibilidade de ingerir chás durante a gestação.

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  A ACOLHER atende na 449! 

Visite o site e conheça o trabalho delas. 

www.acolhernutricao.com 

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Na Quinta-feira tivemos sessão de fotos das 
Nutris449 Gabriela Sousa e Rosana Lima com o 
super casal de fotógrafos do CORREPRAFOTO 
André Martins e Andréa Leal
!! 
A sessão foi na Academia Peixoto, no Núcleo Bandeirante, 
que em breve faremos uma parceria!
 

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